15.9.04

A Sala do Abade

8° Dia da Fênix, ano 998 da Terceira Era.

De pé cedo, Mescalina, Asset, Gaspar, Elivan, Fedaynn e Target fazem preparativos e ativam o "elevador", que novamente desce, levando-os para andar semelhante, porém ainda mais distorcido.

Os corredores, desta vez, seguem para nordeste e sudoeste, havendo duas portas de um lado de cada, e duas outras, maiores, na sala inicial - ambas duplas, uma no norte, outra no sul.
Com algum receio eles adentram a porta norte, que em tudo assemelhava-se ao altar do Corvo presente no andar anterior, só que em escala maior, e uma imagem desenhada na parede ao invés das inscrições: a de um corvo fugindo de um dragão, que nele cuspia fogo. Mescalina e Elivan imediatamente reconhecem isto como sendo a visão que tiveram ao encontrarem Fedaynn.

Voltando para o salão (após recolherem os itens de valor da sala anterior), adentram agora pela porta sul, que é praticamente igual a última - só que, no lugar de uma estátua do corvo, havia duas estátuas de dragões, com cerca de dois metros de altura, posicionadas nas laterais, uma de frente para a outra. Analisando o desenho, Gaspar lembrou-se da fábula do Corvo, que conseguira escapar do Dragão levando-o para um labirinto, onde seu grande tamanho o atrasou e, por fim, o prendeu.

Não tendo alternativa a não ser os corredores, decidiram-se primeiro pelo sudoeste, escolhendo a segunda porta à direita. Esta dava para o que parecia um escritório cortado em pedaços: as paredes alinhavam-se diagonalmente, cortando os móveis pelo meio - um banco, uma arca, uma mesa. Partiram para a porta no canto direito, que levou a uma clara continuação do aposento anterior, inclusive com o prosseguimento do banco, e o detalhe de uma grande jóia prateada no centro dele.

Fedaynn agarrou a jóia imediatamente, mas ela desapareceu por entre seus dedos e ele foi pego de surpresa pelo ataque de um gigantesco aracní­deo, semelhante aos corpos vistos anteriormente, mas maior, que se desprendeu do teto acima dele e o mordeu com veneno terrí­vel que o deixou fraco e debilitado. Pego de surpresa, o restante do grupo ainda foi enlaçado por teia e atacado por alguns feitiços (aparentemente a criatura era inteligente e versada nos caminhos da magia), mas não teve grande dificuldade de vencer o monstro.

Com Fedaynn carregado no ombro por Asset eles seguiram para outra sala, esta também uma continuação, aparentemente a parte principal do quarto. Lá estava a mesa maior, com os restos mortais do que deve ter sido o Abade segurando um papiro pouco desgastado. Curiosa, Mescalina avança para buscar o papiro, mas é atacada pelos restos animados do Abade, que segura sua mão e, lentamente, drena suas forças. Outra criatura semelhante materializa-se através da parede ao norte, e o grupo divide-se, parte indo ao socorro de Mescalina, parte atacando o recém-chegado. Elivan atira muito rapidamente e, com a ajuda de Target e Derek, acaba com o monstro ao norte antes dele tornar-se uma ameaça. Já Asset e Gaspar não conseguem afastar o Abade de Mescalina antes que ele a atingisse novamente, e apenas mais tarde as marteladas do primeiro vieram a surtir efeito, destroçando o corpo da criatura.

Fazendo uma busca no aposento, o grupo percebe, apó limpar a mesa principal de seus bens mais valiosos, que a parede direita, de onde viera o morto-vivo, era oca. Asset a põe abaixo com um golpe, e lá dentro encontram o que deviam ser os fundos principais do templo, com arcas que continham muitas peças de platina, ouro e prata, além de um pergaminho com feitiços sacerdotais. Decifrando o que escrito no papiro do Abade e seus diários, descobrem mais sobre o passado do templo, e que ele parecia preocupado com alguma situação calamitosa no momento, alguma grande tragédia que assolava a região, e acreditavam ter motivo para serem os primeiros a cair.