15.9.04

Armadilha do Sopro do Dragão - A Morte de Asset

8° Dia da Fênix, ano 998 da Terceira Era

Mais adiante na mesma passagem, o grupo encontra outra alavanca, que, acionada, gera estampido semelhante ao que destravara o "primeiro passo" para ativar o elevador no andar acima.

Rumam então para nordeste, onde, em ambas as portas, encontram a uma gigantesca biblioteca, bizarramente separada por paredes que estavam claramente fora de seus lugares originais, e poucos livros não danificados. Pesquisando o q havia de legível, Mescalina, Gaspar e Fedaynn encontram muito material doutrinário da antiga religião, incluindo várias cópias da lenda do corvo e do dragão, registros do templo, que era um monastério de seguidores do corvo, e uma profecia sobre como o fogo desceria sobre a terra e a partiria no dia do juízo - mas nada que explicasse o que aquele templo fazia submerso, ou porque suas formas estavam tão alteradas.

Foram interrompidos por versões gigantescas de vermes de livros, que vinham há anos se alimentando do conteúdo da biblioteca, e avançaram agora sobre eles. Mantendo uma distância segura e aproveitando-se da baixa velocidade dos monstros, eles não tiveram muita dificuldade em triunfar, ou em descobrir que a parede a extremo leste era fraca, vindo Asset a pô-la abaixo como anteriormente, e encontrando a segunda alavanca do andar.

Puxando-a e retornando ao centro, os heróis surpreendem-se ao ver que a orbe azulada não está brilhando como da outra vez. Voltando-se para a grande sala ao centro, Target percebe que agora são as duas estátuas de dragão que brilham; ele avança na direção delas, mas ao chegar a cerca de meia-dúzia de passos, um jato de fogo sopra da boca de uma delas, deixando-o inconsciente - para não dizer também em brasa. Como se não bastasse, ambas estátuas principiam a mover-se sozinhas, arrastando-se pelo chão.

Vendo que Target logo morreria se nada fosse feito, Asset atira-se em sua direção para resgatá-lo, ficando à sua frente no exato instante em que outro jato de fogo sopra, caindo junto dele. Por meio de uma corda, os outros conseguem puxar ambos os corpos antes que as estátuas os esmaguem - mas constatam que, embora Target ainda respirasse, Asset não tivera a mesma sorte e já tombara morto. As estátuas permanecem lenta mas implacavelmente vindo na direção dos heróis, que, carregando Target e o corpo de Asset, rumam para o corredor sudoeste, entrando na segunda porta a direita. A idéia é que, como com o dragão da lenda, o labirinto de paredes tortuosas detenha as estátuas.

A princípio a estratégia parece não funcionar, pois as estátuas destróem a porta. O grupo recua para a sala seguinte, a nordeste, armando uma barricada, e Gaspar posiciona-se de modo a ficar acima da porta; após destruírem a segunda porta e a mobília que a bloqueava, as estátuas já parecem ligeiramente danificadas. Gaspar salta para cima de uma delas, e, notando que a outra, de alguma maneira, percebia sua presença, saltou novamente para o lado, fazendo com que os jatos de fogo destruíssem-nas mutuamente. Com as estátuas destruídas, a orbe azulada passou a brilhar, mas os heróis decidem primeiro realizar um funeral para Asset e curar Target, passando-se mais um dia com eles dentro do templo.